MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

EMAPET

Programa de Educação Tutorial do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais

CEFET-MG

Extensão

Última modificação: Terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Os projetos de extensão, correlacionadas com a pesquisa, permitem a atuação da instituição nas transformações sociais, de acordo com a necessidade da comunidade. No EMAPET, o projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Marcello Rosa Dumont, diligência na melhoria das condições de vida por intermédio do aperfeiçoamento dos trabalhos já realizados pela comunidade próxima ao CEFET-MG, aumentando a renda e a qualidade de vida dessas pessoas. Dessa forma, o grupo direciona-se para o estudo da reciclagem eletrônica, desenvolvendo minicursos e materiais para todos os grupos etários.

 

Reciclagem de lixo eletrônico

Existem uma enorme variedade de componentes presentes no lixo eletrônico. Dentre eles, estão o mercúrio, chumbo e cádmio, metais pesados e tóxicos que ao serem descartados de forma irregular pode acarretar prejuízos imensuráveis ao meio ambiente. Todavia, há a presença nas CPUs e notebooks (completos) metais nobres, como: cobre, prata e ouro, o que torna as Placas de Circuito Impresso uma fonte de matéria-prima promissora para a reciclagem.

No entanto, a ineficiência de informações sobre onde e como descartar esses materiais, tornam-se dificuldades paras as pessoas que desejam fazer o descarte de forma correta. Portanto, o grupo EMAPET estabelece um contato entre as empresas, disponibilizando uma informação direta, para quem deseja descartar, quem pode receber esses materiais de maneira ecológica.

Além disso, o contato com as empresas, torna passível a oportunidade de visitas técnicas aos alunos, revelando-se, de maneira prática, a veracidade enfrentada por estas no seu cotidiano. As visitas são especialmente enriquecedoras em termos de conhecimentos, pois se torna possível vivenciar um pouco da teoria.

 

Minicursos e materiais para divulgação

O EMAPET, vem desenvolvendo materiais para divulgação como cartilhas, folders e minicursos para a comunidade, mas principalmente, focados ao grupo principal de catadores autônomos e cooperativas. O objetivo do EMAPET é apresentar a forma conveniente de separar esses materiais, para que cada componente seja enviado para locais corretos, garantindo assim maiores valores de venda.

Além disso, o programa tem um projeto de formalizar a postura ecológica de crianças através desses materiais de divulgação e com palestras. Já essa iniciativa, visa mudar um comportamento da sociedade frente a temática de lixo eletrônico, informando a importância do descarte correto e como faze-la.